segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

“Ser Grande”: assista ao documentário do Projeto Pepe, iniciativa sócio-missionária desenvolvida no Peru


“Ser Grande”: assista ao documentário do Projeto Pepe, iniciativa sócio-missionária desenvolvida no Peru
O trabalho do Projeto Pepe, uma iniciativa missionária com ênfase social, desenvolvido com participação do pastor e missionário Leonardo Gonçalves, lançou um documentário retratando a realidade do cotidiano das crianças no Peru, país vizinho ao Brasil.
Intitulado “Ser Grande”, o vídeo de 30 minutos traz dados estatísticos, além de cenas comoventes, da realidade enfrentada pela população local.
Em seu relato, o pastor Leonardo Gonçalves, que também escreve no site Púlpito Cristão, afirma que “de todos os contrastes e desigualdades que vi deste lado da cordilheira, a maior delas foi a realidade das crianças dos ‘assentamentos humanos’ (grandes bolsões de pobreza que compõem boa parte do território das grandes cidades peruanas)”. Gonçalves relata que “destas crianças, 26% estão fora da escola. Além disso, uma de cada três crianças em idade pré-escolar sofrem com os efeitos da desnutrição. Isso tem implicações diretas na capacidade de aprender, bem como no seu desenvolvimento físico”.
O pastor Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, visitou o Projeto Pepe e relatou, em seu blog, a realidade encontrada por ele no país: “O Peru é um imenso país e nele encontramos as mais variadas realidades sociais, o que proporciona a Igreja de Cristo um enorme desafio na consolidação do trabalho de evangelização [...] Para dificultar a missão, as cidades peruanas são heterogêneas, repletas de subculturas diversificadas, marcadas substancialmente pela violência e desigualdade social. Se não bastasse isso, o país é sincrético, místico e secularizado cujos valores de alguns lugarejos ainda são os da pré-modernidade. Para complicar mais a situação a população peruana encontra-se submergida em pecado, desconstruindo a cada novo dia, os conceitos relacionados à moral, decência e dignidade defendido pelas Escrituras”.
Vargens relata ainda a relevância do Projeto Pepe e suas atividades voltadas ao público infantil: “Entre os trabalhos que o Pr. Leonardo Gonçalves desenvolve na terra dos Incas, um deles se dirige especificamente as crianças. Por meio do projeto PEPE ‘La Buena Tierra’, meninos e meninas estão recebendo educação 100% gratuita e de qualidade, cuidados médicos e odontológicos de prevenção , boa alimentação [...] e são instruídas na Palavra de Deus”.
O pastor e missionário Gonçalves faz um apelo para que mais pessoas se envolvam no sustento dos projetos: “Se conseguirmos mais voluntarios dispostos a doar, podemos estabelecer escolas como estas em outros assentamentos de Piura e do Peru”.
Assista a íntegra do documentário “Ser Grande” neste link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário